O estresse provocado pelos estudos para enfrentar o vestibular pode ser controlado pelos jovens. A psicóloga, Rafaela Roman de Faria, explica que após um período estressante indica-se que se busque o equilíbrio para que o organismo não seja sobrecarregado e adoeça.
Depois que essa maratona de estudos passa, é importante que os estudantes possam fazer uma análise de todo o ano e definir seus objetivos. Em caso de muitas reprovações seguidas, conforme explica Rafaela, indica-se acompanhamento de um profissional, pois é provável que, sozinho, o estudante não esteja conseguindo lidar com algumas dificuldades. “O estudante precisa avaliar o que esta dificultando a aprovação, por exemplo, o método de estudo, dificuldade em alguma matéria específica, a ansiedade, o número de concorrentes. Além disso, rever seus objetivos, seu momento de vida e manter o que funcionou para as próximas tentativas”, completa.
É interessante ressaltar que em épocas turbulentas como essa de vestibulares, os alunos devem prestar atenção na saúde física e mental. Segundo a psicóloga, é importante que o estudante inclua na rotina: atividade física, alimentação equilibrada e atividades relaxantes. “Em alguns casos indica-se acompanhamento de um profissional especialista na área (psicólogo) para que ele consiga encontrar estratégias de enfrentamento para lidar com dificuldades que possam prejudicar seu desempenho”, destaca.
Cada pessoa tem uma maneira diferente de lidar com situações que precisam enfrentar no dia a dia e isso não é diferente com os estudantes na hora de enfrentar uma prova concorrida, que precisam elaborar, individualmente, um plano de estudo. “Não existe uma medida exata, algo que seja uma “receita” para todos os estudantes. Cada um precisa conhecer seus limites, suas habilidades, seus objetivos e as possibilidades para elaborar um plano de estudo adequado”, finaliza.
Originalmente publicado no Portal CTEA: www.portalctea.com.br/2012…