Notícias e Artigos

Processo Seletivo! Como “devo” me comportar?

Como “devo me comportar” em uma entrevista de emprego?

O que “tenho que fazer” na famosa dinâmica de grupo que não costumo entender o que eles avaliam?

É provável que em algum momento da vida você já ouviu falar, vivenciou ou participará de processos seletivos. Geralmente as pessoas associam o processo seletivo com oportunidade de ingresso no mercado de trabalho, contudo os processos seletivos não se restringem a esta situação. Por exemplo, todo estudante que ingressou na em uma Instituição de Ensino Superior (IES) participou de um processo seletivo para conquistar a vaga almejada.

Geralmente esse tema causa desconforto e ansiedade em muitas pessoas, contudo vale lembrar que um processo seletivo é um procedimento para selecionar alguém para alguma vaga. O processo seletivo é composto por etapas, definidas pelo “selecionador”, onde os candidatos participam. Nestas fases, tanto “selecionador” quanto candidatos desfrutam da oportunidade para apresentar características relevantes para que “se conheçam” e escolham permanecer no processo seletivo ou não. Quase sempre, tem-se que o “selecionador” que escolhe o “selecionado”, contudo, é a oportunidade para o interessado na vaga também decidir se quer escolher fazer parte daquela instituição.
É comum solicitações aos profissionais especialistas da área de respostas para perguntas como: Qual deve ser a preparação básica para quem passará por um processo seletivo? Quais atitudes devem ser evitadas em situações deste porte?
Ao mencionar qualquer “dica” ao interessado na vaga, vale lembrar que cada processo seletivo é único, assim como cada candidato! O processo seletivo será desenvolvido com as etapas suficientes para conhecer as características do candidato necessárias para a oportunidade ofertada. Por esse motivo existem diferenças entre eles, algumas etapas são: análise do currículo, entrevista individual, entrevista coletiva, entrevista com gestores, dinânicas de grupos, redação, prova de proficiência, aplicação de testes psicológicos, prova de capacidade física, entre outras estratégias.

Com posse desta informacão, fica mais fácil entender que a “receita” para cada situação é única, mas vale lembrar que é fundamental para qualquer processo seletivo: conhecer a vaga, a instituição, as etapas do processo seletivo e principalmente a si mesmo, seus objetivos e suas caraterísticas pessoais.

Sendo assim, destaca-se a importância do conhecimento, em outras palavras, autoconhecimento e conhecimento da oportunidade ofertada e o contexto que ela esta inserida. A partir disso, é possível perceber se as condições oferecidas estão alinhadas com o que candidato quer e procura, ou ainda, se a oportunidade facilitará alcançar objetivos a médio e longo prazo.
Participar de processos seletivos e realizar escolhas referentes a trajetória acadêmica e profissional não é tarefa fácil! Reconhecendo esta dificuldade e com o objetivo de auxilia-los no processo de desenvolvimento profissional, a equipe do ICOP coloca-se a disposição para auxiliá-lo no que for preciso e possível!

× Como posso te ajudar?