A psicóloga, Rafaela Roman de Faria, explica em poucas palavras o significado de coaching: processo de desenvolvimento. “Existem muitos tipos de coaching, entre eles: life coaching e executive coaching. Profissionais de diferentes áreas podem se tornar coaches, contudo, é fundamental que tenham formação na área”, completa.
Ter um coaching dentro de uma empresa é muito positivo. De acordo com a psicóloga, o coach auxilia as pessoas a desenvolverem comportamentos mais eficazes, como por exemplo, aumentar habilidades para produzir resultados nas empresas e modificar comportamentos que desfavorecem a eficácia no trabalho. “Coaching é o processo. Coach é o profissional que exerce a profissão. Coachee é o cliente que passa pelo processo de coaching”, destaca Rafaela.
O processo de coaching é remunerado e, dentro de uma organização, auxilia a elaborar planos de ação para alcançar seus objetivos. “Identifica-se pessoas que podem se tornar bons coaches pela formação, aperfeiçoamento e experiência na área, além do posicionamento profissional”, finaliza.
Publicado originalmente no Portal CTEA: www.portalctea.com.br/2012/…